quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A arte de sonhar


Exercícios[1] para o desenvolvimento do SONHAR

PRATICA 1 - Fazendo a ponte do sonho

1. Direcione seu intento para a lucidez interior do seu sonhar – isto é, realize enquanto está indo dormir que irá sonhar. Diga a si mesmo várias vezes ate cair no sono – eu vou ensonhar. Escolha a entrada, procure suas mãos, ouça sua própria voz, e diga-se, - assim que eu encontrar minhas mãos ou ouvir minha própria voz, estarei ensonhando.

2. Soe um gentil alarme para acordar depois de três horas dormindo, e depois de mais duas horas seguidas. Acordando várias vezes durante a noite permite que você recorde mais facilmente todas as atividades do sonhar e dizer a si mesmo para continuar.

3. Da primeira vez que tiver freqüentemente lucidez, comece a olhar para objetos pré-selecionados que não sejam de sua posse, escolha uma pedra lisa. Quando você encontrar este objeto em particular no sonhar, comece a procurar por eles no mundo desperto, sabendo que quando tiver êxito, dê um tempo. Estes objetos serão sinalizados pelo poder para ajudar você.

4. Quando você encontrar seus objetos do sonhar no seu mundo desperto, você terá feito a ponte do sonho. Peça permissão para a energia do objeto para levá-lo pra casa com você, se isso for possível. Coloque-o num lugar à vista, onde possa vê-lo ou senti-lo ou tocá-lo quando estiver caindo no sono. Se o objeto for uma pedra, mantenha-o seguro sobre sua região umbilical enrolando-o num saco e amarrando-o no seu cinto. Se isso não for possível fisicamente, pegue o objeto sonhado, fotografe-o ou toque-o ou simplesmente se lembre dele.

5. Quando você puder fazer a ponte, fique atento à qualquer aspecto dela, o lugar, a pessoa, a idéia, o poder, algo de melhor deste mundo, procure a paz. Conforme for praticando, ficará mais clara e resistente à fundação e ao retorno, até ficar fortalecido o que você fez em realidade, caminhando através do sonhar.

PRATICA 2 – FAZENDO AS PAZES COM PAI-MÃE

1. Faça uma oferenda para apologia do masculino-feminino principio criativo, e para a Terra. Esta oferenda pode ser na forma de uma serie de preces, uma cerimônia, ou uma musica especialmente escrita. Escolha sua oferenda no Sonho, e assim fazendo a ponte do sonho até que tenha sido mostrada a você. Se você receber uma música, cante-a. Se você encontrar os termos de sua prece, recite-a sonhando, então olhe para o mundo desperto e ordene a criação. Talvez você ouvirá a prece que terá que fazer, ou verá a cerimônia que interpretará.

2. Leve sua oferenda a um lugar sagrado que dia a você da criação e que você se sinta convidado a oferecer esta energia.Você pode levar sua prece feita com cuidado e arte, que contenha pequenos elementos que representem seu ícone de paz e entendimento. Você pode recitar a prece ou fazer a cerimônia ali, talvez incluindo elementos e poderes da natureza. Se o seu presente for uma música, cante-a ou toque-a com sentimento enquanto queima copal ou tabaco sagrado.

3. Finalmente, deixe seu intento neste lugar. Talvez o diga em voz alta, e em voz alta agradeça. Saia dali calma e silenciosamente, com a mente em silêncio, cheio de gratidão.

PRÁTICA 3 – RECAPITULAÇÃO

1. Faça uma descrição inteira dos eventos ou situações que desejar que drenaram sua energia, reexaminando-os de momento a momento, incluindo cada detalhe. Concentre-se em um evento, pessoa, ou situação de cada vez, focando nas maiores e mais críticas áreas de sua vida primeiro.

2. Quando você tiver terminado de escrever, crie uma fogueira cerimonial e queime todo seu escrito. Respire o calor do fogo em suas narinas e até expandir seu abdômen. Esta inspiração é sua energia, vindo livre e solta pelas chamas ordenando que volte para limpá-lo.

3. Quando o fogo estiver apenas em brasas, respire a última resplandecida e exale forçadamente pelo nariz, empurrando o abdômen exalando e movendo a cabeça para a direita. Libere a expiração de todos os anexos das experiências e disperse as cinzas muito longe, para serem limpas e recicladas pela Terra.

4. Uma vez que a fogueira esteja completamente desfeita, colete as cinzas restantes frias e enterre em qualquer lugar ou as disperse sobre água corrente, recitando uma prece de perdão e libertação.

PRÁTICA 4: PURIFICANDO A ENERGIA SEXUAL

1. Explore a natureza da energia vinculada que foi criada através da interação sexual. Esta pode ser percebida como fibras, como tentáculos que a conectam com sua energia criativa em sua manifestação potencial de seu parceiro, ou parceiros. Pergunte a si mesmo se deseja que sua energia criativa seja aplicada desta forma.

2. Se você deseja libertar a si mesmo de emaranhados energéticos desta natureza, você deve, primeiro, é claro, cortar todos os relacionamentos sexuais com parceiro ou parceiros de quem você deseja remover sua energia.

3. Após uma recapitulação minuciosa individual então se segue (capitulo anterior)

4. Depois da recapitulação, você deve analisar os parceiros que criaram estas fibras energéticas de conexão e porque são indesejáveis. Então você deve esforçar-se para não repeti-los. A recapitulação deverá dar-lhe suficiente impulso de energia para ajudá-lo em sua tarefa de desconectar-se de seus parceiros.

5. Um período de sóbrio celibato seguindo a isso, ou lealdade para um muito íntimo e verdadeiro parceiro, junto com uma recapitulação, fará uma purificação adicional, desemaranhando e renovando as energias.

PRÁTICA 5: RECUPERANDO A ENERGIA PERDIDA

1. Examine as áreas de sua vida onde você investiu energia que deveria ter finalmente sido retornada para você e não foi. Exemplos podem ser pais disfuncionais que continuam dando sua energia em abusivos modos, ou um filho quem você não pode parar de tratar como bebê.

2. Realize uma minuciosa recapitulação de pessoa ou pessoas sem informá-las que você o está fazendo. (veja o capítulo recapitulação)

3. Intente sonhar onde, num ato singular, você recupere toda perdida ou deslocada energia da expressão individual. Faça uma ponte com alguns elementos do ato no mundo acordado. Por exemplo, se você sonha que você toca o ombro direito de seu pai e sua energia retorna a você via a força de seu intento, procurando alguma ocasião de tocar seu ombro de maneira parecida, tendo em mente o silêncio poderoso do intento, e sinta que o ato é completado.

4. Examine algum comportamento de seu encorajamento a individual repetição desses eventos debilitantes, os suspenda. Isso soltará as fibras de conexão deles com você nas formas indesejáveis. As fibras murcharão e a definhará da energia individual que eles estiveram utilizando.

PRÁTICA 6: LIBERANDO ENERGIA DA NATUREZA

1. Escolha um lugar ensolarado, talvez uma lisa rocha ou uma relva próxima a um rio ou bica. Deite-se sobre o lugar, com o rosto para baixo e completamente relaxado. Expire toda a energia tóxica exalando com um gemido suave, apertando o abdômen quando exalar. Sinta a pesada, cansada e doentia energia sendo drenada para a Terra para ser reciclada. Se existir água corrente por perto, permita a sensação flua para lavar dentro de você, posicionando-se a fim de que a energia flua dos seus pés para o seu corpo, para sua cabeça e além dela. Liberte a energia tóxica com o mesmo gemido exalado e aperto abdominal.

2. Caia no sono por um momento e permita que o processo continue em sonho, liberando a energia ainda mais completamente.

3. Role para cima sobre suas costas e permita que a luz do sol renove todos os aspectos de seu ser. Deixe a luz do sol penetrar em seus olhos, apenas em parte tapados, usando suas pálpebras para abrandar a luz. Permita que a Terra recarregue sua coluna com sua forte e quente energia. Respire e expanda seu abdômen numa inalação, sentindo-se sustentado pela Terra.

4.Caia no sono novamente e continue o processo de renovação no sonhar, bebendo a energia iluminada em seu sonho e iluminando sua consciência.

5. Acorde e agradeça ao lugar. Reanime-se, levante e alongue-se, respirando profundamente.

PRÁTICA 7: MODELANDO O SONHO

1. Comece olhando para o ser escolhido no sonho, podendo ser uma serpente, uma águia ou mesmo uma árvore. Peça permissão para unir-se com ele e foque seu olhar nos seus olhos, ou sua essência, vendo o excesso da criatura com sua visão periférica. Sinta a energia recíproca.

2. Suavemente dissolva a barreira entre o eu que está sonhando você e o eu que está sonhando a criatura.

3. Permita que sua energia corporal viaje, fazendo um zoom, mais e mais na forma desejada e se mova adiante.

4. Compartilhe pacificamente com a consciência já presente ali, o corpo e a percepção onde você está compartilhando.

5. Explore o comprimento do domínio de seu sonho que sua energia permitir, lembrando que quando você “voltar” da energia do sonhar, terá acabado.

6. Não é necessário sonhar que você retorna à sua forma normal. Isto ocorre naturalmente quando sua energia do sonhar é treinada. Você acordará do sonhar com um conhecimento fresco e percepção de ambas energias física e corporal.

PRÁTICA 8: O ALTAR

1. Para preparar o altar para um ritual de purificação e poder, você precisa primeiro encontrar um lugar sagrado dentro de sua casa que seja privado e apropriado para o trabalho cerimonial. Você precisará de uma mesa, um baú vazio ou uma câmara com uma prateleira.

2. Escolha um tecido, entre um estampado ou de cor lisa, para cobrir a mesa, baú ou prateleira. Você pode escolher derreter cera de multicoloridas velas sobre sua mesa, criando uma sólida camada para fazer o trabalho, ou cobrir a mesa com o tecido.

3. Escolha itens que representem todos os poderes de completude do útero. Estes itens, que incluem água, um bastão ou energia fálica, a faca, o principio florescente, a bacia representando o espaço do útero e o sangue, e o fogo aceso na forma da vela.

4. Medite sobre a mesa e tente perceber se algum desses poderes representados está faltando em você. Masculino, por exemplo, sempre que você não saiba como encontrá-lo em seu espaço uterino. Mulheres, ao contrário tem freqüentemente dado sua energia fálica, algumas vezes sem o saber.

5. Medite sobre a mesa para discernir algum desequilíbrio, áreas de depleção ou super-ênfase. Procure por áreas que pareçam zangadas, prejudicadas, ou energeticamente impuras. Seguido a isto, faça uma recapitulação. (Ver capítulo Recapitulação)

6. Purifique sua mesa inteira com fumaça de copal, numa máxima neutralização e poderosa purificação espiritual dentro da fumaça. Deixe a mesa instalada bem protegida, quando você voltar para novos trabalhos.

PRÁTICA 9: Uma simples versão da respiração de fogo

1. Fique com seus pés separados na largura dos ombros, as pernas relaxadas ainda enraizadas e os joelhos um pouco flexionados. Deixe seus braços caírem de lado, frouxos e soltos, dedos um pouco curvados. Alinhe sua espinha e pescoço em linha reta e deixe seu pescoço e ombros relaxados, mantendo a postura. Olhe suavemente à distância.

2. Agora respire pelo nariz, puxando os músculos do períneo e contraindo o abdômen quando inalar. A energia deve subir na forma de calor, da área da contração, que neste caso, é na região umbilical. Continue a respirar desta forma até sentir o calor.

3. O próximo passo é tentar puxar a energia cálida acima de sua espinha e pela parte de trás de suas costas até a altura atrás do coração. Isto é feito endereçando as costas na inalação e ainda acompanhando por uma contração abdominal, com um puxão suave no períneo. Quando a energia subir pelas costas até a altura do plexo solar, ela se tornará cálida. Agora, com uma inalação adicional, acompanhada por uma contração abdominal, abra a parte detrás de seus ombros flexionando-os, curve seus ombros um pouco para dentro. Isto fará subir a energia até a parte detrás do coração e você sentirá o calor se expandindo até seus braços e mãos, podendo senti-la zumbir ou suar. Você pode ainda sentir ruborizar-se. Isto é normal.

4. Alinhe a curvatura da nuca na próxima inalação. Uma contração abdominal é necessária, mas o puxão do períneo já não é mais necessário. Tente inalar com a parte detrás de sua garganta e orelhas para respirar agora mais energia do ar.

5. Um suspiro pelo nariz, acompanhado por uma contração abdominal, trará a respiração até seu olho interior, que o aquecerá, expandindo-o. Este “olho” é localizado a uma polegada dentro da testa, diretamente centralizado acima do nariz e entre as sobrancelhas, talvez a três quartos de polegada acima delas. O olho pode zumbir e abrir se você estiver preparado. Isto é essencial para Ver com certeza certos tipos de energia durante a cura. Levante um pouco a cabeça à frente e permita que o calor se torne fundido e se mova até a frente, o lado líquido de seu corpo. Você pode senti-la verdadeiramente gotejando, como se óleo ou mel morno fosse escoado gota a gota pela sua testa.

6. Agora alinhe sua cabeça o gotejar acumulará no seu palato. Este trago de energia encherá a frente, como se você derramasse-a na pele.

7. Inale a energia líquida vaporizada até a área do coração expandindo os pulmões para cima. Isso estimulará suave e gentilmente sentimentos de amor. Como se a energia fundisse além, baterá no plexo solar e espinha para os lados.

8. Massageie a corrente morna em seus órgãos internos, o baço à esquerda e o fígado, pâncreas e vesícula biliar à direita. Lembre-se de continuar expandindo seu abdômen na inalação.

9. Daqui, a energia procede descendo diagonalmente de cada lado para ser colhida em sua área reprodutiva. Numa inalação com expansão abdominal, encha o fundo de seu lago energético.

10. Finalmente, com uma suave contração abdominal, exale e retorne a energia que foi armazenada no centro da atenção. Atrás do umbigo.

PRÁTICA 10 – CÍRCULOS XAMÄNICOS

Forme um círculo de mulheres e garotas de todas as idades onde o conhecimento possa ser compartilhado abertamente com sabedoria e sem tabus. Esses círculos podem ser formados em torno de um tema como medicina herbal, maternidade, cerimônias sagradas, arte ritual, ou ainda a preparação de comidas especiais. É essencial que a sabedoria de todas as presentes seja honrada, não há temas que sejam inaceitáveis para discussão ou trabalho sagrado, e que o melhor nível de confiança, respeito, apreciação e amizade seja adotado.

Um círculo masculino de todas as idades pode ser baseado sobre os mesmos valores, a sabedoria de todos os ciclos da vida. Aqui o conhecimento do mesmo sexo pode ser compartilhado abertamente sem medo. Os temas podem ser habilidades de sobrevivência, a busca da visão, tenda do suor, um ofício, jardinagem, ou medicina herbal.

O ponto importante para o conhecimento é que a experiência seja passada adiante. Chon sentia que estes círculos criam um céu seguro, um lugar para experimentar e aprender respeitosamente não importando a idade, um lugar onde buscamos aconselhamento. Eles são predecessores de irmandades e fraternidades xamânicas, mentores sábios homens ou mulheres, um conceito de todo perdido em nossa sociedade do qual todos precisamos desesperadamente.

PRÁTICA 11 – SONHANDO O CORPO ENERGÉTICO

1. A intenção desta prática é afiar e desenvolver o sonhar com o duplo, num repleto e articulado corpo energético com a habilidade de operar como o corpo físico num alto nível, um corpo capaz de manter a força de vida em si mesmo no momento de transformação da morte.

2. Este processo é contínuo. O praticante é constantemente movido a buscar refinamentos, mesmo no momento da morte e além. Isso é consumado pela aplicação artística do duplo a todo esforço – mas primeiro, é claro, temos que nos empenhar para desenvolvê-lo.

3. O processo é sempre iniciado com a mesma tarefa de sonhar. Primeiro se empenhe em sonhar que você está em seu corpo, repleto de bem-estar e que você está olhando sobre seu próprio corpo físico dormindo deitado na posição e lugar que você genuinamente está.

4. Não deverá ter fio de prata de nenhum tipo. Isso não é projeção astral, que somente remove uma pequena porção de energia e consciência do corpo físico e o ata ao cordão umbilical além da parte que não se pode viajar. Forjando o corpo energético remove toda a porção de energia que não é requerida para manter um lento batimento cardíaco e respiração, e permite a oportunidade de expressar a energia neste reino, assim como em outros.

5. Olhe atentamente seu corpo dormindo, e verifique para sua satisfação que é realmente você mesmo em seu próprio lugar e tempo. Você não precisa se preocupar nem morrer de medo se seu corpo físico abrir os olhos e olhar de volta. Você já está naquela posição. Seu corpo permanecerá imóvel, mas vivo.

6. Explore o sentimento de estar em seu corpo energético. Não se atenha em ir tão longe em sua primeira tentativa. Em vez disso, concentre em estar completamente presente e dê uma volta em torno de onde está. Proteja seu corpo primeiro com seu intento sonhador, e talvez dê um passeio curto.

7. Com essa mudança de forma, não é necessário voltar em seu corpo físico. Quando sua energia é usada inteira você retorna automática e gentilmente. Quanto mais energia você construir para trabalhar, mais tempo você ficará no duplo. Alguns praticantes, como Chon, podem permanecer dobrados e podem na verdade fazer seus afazeres diários com seu duplo sonhador!

PRÁTICA 12 – RASTREANDO ENERGIA

1. Realize uma circulação da respiração de fogo.

2. Na segunda inspiração, enquanto você move a energia para cima pela espinha até a área atrás do coração, mantenha os braços relaxados e deixe a energia ramificar-se partindo do coração e encher os braços e mãos com pulsações magnetizadas. Sinta a pulsação, umidade ou formigamento passando pelas mãos e dedos. Mantenha os braços relaxados com os dedos suavemente curvados.

3. Continue trazendo energia para cima nas costas com a respiração de fogo, por último ativando o olho interior pela respiração através da área atrás da testa. Então aponte a cabeça suavemente para transferir a energia através de sua testa até o lado líquido do corpo (Chon chamava a frente de lado líquido, porque a maioria das glândulas e órgãos fluidos estão formados na frente).

4. Respire para baixo no lado da frente do corpo, usando a expansão abdominal na inalação até a energia alcançar o coração e de novo fluir até os braços e mãos com calidez e desta vez, um adicional suave e cuidadoso sentimento de amor.

5. O primeiro exercício desenvolve sensibilização, mãos curativas para usar a respiração de novo a fim de bombear o corpo energético em torno dele. Usando uma exalação moderadamente forçada através da área atrás da garganta, atrás da testa e narinas, combinada com contração abdominal, bombeando ar para fora. O som desta respiração faz lembrar uma bomba de bicicleta. Isto encherá o fogo do seu corpo energético.

6. Agora teste a sensação magnetizada de suas mãos levantando-as, ainda mantendo-as relaxadas e com os dedos suavemente curvados. Gentilmente, mova-as próximo uma da outra até sentir que se repelem como pólos de dois ímãs. Use a respiração para bombear e incrementar seu campo e construir a distância entre as palmas das duas mãos. A extensão da distância que você pode manter antes de sentir suas palmas se repelirem é a distância que estará capaz de sentir irregularidades durante o rastreamento e mover a energia numa forma correta e equilibrada.

7. Pratique sempre. Quando você retornar a energia, siga o resto do processo para completar a respiração de fogo, trazendo a energia toda para baixo à frente do corpo, para ser armazenada no centro da vontade.

PRÁTICA 13 - PRÁTICAS ORGÁSTICAS FEMININAS

1. Esta respiração é similar à respiração de fogo. Em vez de empurrar energia para cima pelas costas e descer pela frente, é empurrada para cima numa coluna central de energia e jorrada para fora do topo da cabeça. Então flui sobre os lados e é coletada novamente num empurrão até o ponto inicial, para ser trazida novamente para cima de novo e de novo.

2. Comece a contrair e empurrar para cima os músculos vaginal e adjacentes. Combine esta ação com uma inalação poderosa pelo nariz, acompanhada por uma contração abdominal.

3. Continue esta respiração e movimente e intente ativar para cima as contrações uterinas, enquanto empurra para cima todos os músculos reprodutivos. (Este movimento é bom para posicionar o útero apropriadamente dentro do corpo, e conter os efeitos da gravidade e menstruação. O fluir empurra a energia para o útero através da vagina, em vez de expelir energia dela. Se estiver menstruando, faça a respiração deitada de costas).

4. Agora ascenda a energia e a sensação para o diafragma e então até a área do coração. Faça poderosas respirações acompanhadas por empurrões para cima no diafragma e contrações abdominais. Continue todos os passos anteriores, adicionando estes movimentos a eles.

5. Inale através da área atrás da testa e combine com contração abdominal e puxão para cima. Isto empurrará a energia para cima do coração para o olho interior. Dali, continuando a inalação, durante a qual todos estes passos são combinados de uma só vez, a energia jorrará para fora do topo da cabeça. A exalação deverá ser de profunda satisfação e liberação. A energia fluirá para seus dois lados e sobre os braços ou mais, e então será coletada no lago interior em seu útero.

CAPÍTULO 14 - ENERGIA SEXUAL MASCULINA

A seguir descreve a prática da respiração da serpente, visualizando a boca na genitália, o corpo na espinha e o chocalho na cabeça, inalando, com uma contração abdominal, subindo a energia pela espinha até o topo da cabeça, retendo e fazendo subir o fluido seminal, relaxando as pernas (em pé), retendo a ejaculação. Quando a energia chegar até a área do coração, mova os olhos para cima atrás do crânio, continue inalando e fazendo contrações abdominais, concentre a energia no olho interno, na glândula pineal. A energia atingirá o clímax ficando ereta e vibrando ou "chocalhando" a glândula pineal, abrindo o olho interno quando estiver pronto. Esta sacudida pineal libera prazer, bem-estar e é um realce de sabedoria, um elixir dentro do cérebro.

PRÁTICA 15 - SONHAR E ENERGIA SEXUAL

1. O intento do sonhar é Ver o processo evolucionário de sua energia sexual. Empreenda este intento em sua tarefa. Cada noite depois de se recolher, repita esta tarefa consigo mesmo várias vezes, em pensamento ou em palavras enquanto você cai no sono.

2. Durante o sonhar, não intente nada a não ser a visão de sua própria energia sexual, como se estivesse vendo a formação de uma borboleta dentro de uma crisálida luminosa. Não se preocupe com nada.

3. A visão é diferente para cada um e poderá ser diferente a cada sonho, como uma visão de paisagem ou ver a energia como o corpo de uma serpente, ou como uma fênix.

4. Esta tarefa fala diretamente ao corpo energético, e neste sentido não é difícil intentar o empreendimento. De qualquer forma, requer energia sonhadora, e sem uma quantidade suficiente de energia em reserva, não será fácil de cumprir.

5. As melhores avenidas para armazenar energia sonhadora são todas as respirações de fogo, tirando e liberando energia da natureza, recapitulação minuciosa e recuperação de energia, e conservação prudente de energia sexual.

PRÁTICA 16 – SONHANDO DESPERTO

1. Esta prática é uma aplicação de “Fazendo uma ponte com o sonho”, ainda mais expansiva. Preferivelmente então escolha um item, ou uma pessoa, ou mesmo um lugar comum focando seu intento no sonhar e trazendo-o ao reino acordado, escolha uma abertura no sonhar desperto como objeto do seu intento.

2. Por exemplo, você sonha que entra num jardim à noite à luz do luar. Você desperta completamente dentro do sonhar para perceber que você está na verdade presente ali com seu dobro energético. Então você adiciona um novo toque. Seu sonho que em algum momento você entrou no jardim à noite assim como a luz do luar, você será capaz de acessar seu dobro energético. Esta é uma estratégia adicional. Seu sonho que assim como a ocasião, onde você está presente no jardim será como seu corpo energético, assim como ele está agora.

3. Isso abre algumas possibilidades de trazer o dobro completamente ao mundo acordado, através de um portal desenhado especialmente, seu jardim à luz do luar. Uma vez que o portal é trazido ao mundo acordado, permanecerá ali até que este tenha servido ao propósito intentado. Este propósito é escolhido pelo poder em si mesmo, e não por pequenos motivos do ego. Um portal é diferente de uma ponte, onde o portal é aberto, enquanto a ponte é meramente um meio de ir de um lado a outro.

4. Isso é atravessar, assim como o sonhar e trazer o portal até onde possamos mais tarde viajar através dele até outros reinos, ou para o passado ou o futuro no tempo, com o corpo físico intacto. Pense que o portal seja assim como um casulo na fabricação do sonhar do espaço e tempo, para isso é sua verdadeira natureza. Pense na ponte como uma base para você se pôr a fim de construir o portal.

PRÁTICA 17 – SONHANDO COM PASSES MÁGICOS

1. Foque seu intento sonhador sobre a área de seu corpo que você quer energizar. Escolha áreas vitais como os órgãos internos ou ossos, a menos que você tenha doença nesta área específica que você colocará seu foco.

2. Intente sonhar que esta energia aparecerá nesta área de maneira perceptível e permita que este processo ocorra, mantendo sua lucidez.

3. Foque agora sobre o refinamento da freqüência para realçar a qualidade e a pureza, a luz, ondas estáticas e amplitude. Use a força de seu intento para guiar e modular a energia.

4. Canalize a energia até a área específica desejada, direcionando o nível de penetração com a força de seu intento.

5. Concentre todos essas ações numa “tacada”, num gesto acompanhado com um poderoso intento, que pode ser trazido até o mundo acordado. Pratique esses passos no sonhar até que o processo seja suave e esforçado.

6. Traga a energia para manter o intento do sonhar enquanto realiza a “tacada” no mundo acordado, da maneira como foi feita no sonhar.

PRÁTICA 18 – MEDITAÇÃO DE UNIÃO

Esta é uma bonita prática usada para transformação, para se tornar um com o objeto de seu intento. Pode ser usada por amantes ou amigos também, para se tornar um com outro alguém. Comece estando sentado com os braços relaxados, diretamente à frente um do outro. Esvazie a mente de todos os pensamentos e respire da barriga, expandindo o abdômen de maneira relaxada ao inalar.

Olhem profundamente e com a mente silenciosa, um para os olhos do outro. Permita a si mesmo ser preenchido com o outro, esvaziando completamente de si mesmo. Não julgue, tema ou se apegue de nenhuma forma.

Neste momento, faça um lugar para o outro dentro de você. Faça isso com gentileza estendendo seu braço direito à frente. Digam um ao outro energeticamente “Eu faço um lugar para você dentro de mim”.

Gentilmente, recoloque o braço de volta ao seu lado. Isso diz energeticamente ao seu parceiro “Eu fiz lugar para mim dentro de você”.

O parceiro responde fazendo os mesmos movimentos no momento apropriado. Note: Esta prática sempre trará sentimentos reprimidos e os olhos encherão de lágrimas. As lágrimas limpam a janela dos olhos. Não permita a si mesmo romper em soluços de indulgência. A fim de sustentar a energia o vaso não pode ser quebrado. Simplesmente fique com a inundação de sentimentos e respire. Olhe através das lágrimas.

O efeito desta prática é tão profundo que pode sincronizar as ondas cerebrais. Você pode notar o menor sinal indicador depois, como de vez em quando movimentos idênticos compartilhados entre vocês, talvez ainda feitas no mesmo momento.

PRÁTICA 19 – EQUILIBRANDO OS QUATRO COMPARTIMENTOS ENERGÉTICOS

1. Estabeleça o intento sonhador para conferir a condição dos seus quatro compartimentos energéticos. Você pode, por exemplo, sonhar que encontra um fogão com quatro queimadores. Qual é a condição dos quatro queimadores? Está faltando algum? Algum deles está incapacitado, entupido? Qual a condição do fogão em geral e do lugar onde ele foi encontrado?

2. Tente limpar seus compartimentos. Faça algum reparo se for necessário. Veja se pode descobrir a localização de algum que esteja faltando.

3. Tente ativar os compartimentos no sonho. Se, por exemplo, eles são queimadores num fogão, veja se podem ser acesos. Não force nenhum deles. Simplesmente veja que compartimentos serão ativados e os que não forem. Peça ao seu corpo energético discernimento para qualquer problema que você possa encontrar.

4. Faça uma ponte com o sonhar num ritual em sua Mesa ou altar (esta prática está no capítulo 8). Limpe a mesa inteira, armazenando seus implementos de energia sexual num lugar a salvo e sagrado. Acompanhe esta limpeza com uma recapitulação de toda energia sexual representada, e de cada revelação que você possa encontrar no sonhar com respeito ao seu compartimento energético. O resultado chegará do silêncio e vazio.

5. Escolha quatro velas para representar seus quatro compartimentos e coloque-as sobre a mesa na forma da Roda da Medicina (um círculo perfeito dividido em quatro partes por uma cruz, com cada vela posicionada no norte, sul, leste e oeste) ou na forma dos quatro queimadores num fogão.

6. Acenda cada uma delas na ordem que seu corpo energético guiar para fazê-lo. Isso em si mesmo já dirá grande coisa. Se você sentir que uma das velas não estiver muito iluminada, remova-a da mesa e coloque em seu lugar uma pequena tigela reDonda de água com algumas flores dentro.

7. Entre novamente no sonhar na noite seguinte e examine os quatro compartimentos novamente. Talvez você sonhe como se eles fossem quatro jardins adjuntos e separados. Há portões entre os jardins abertos ou fechados? Qual a condição de cada jardim e qual é sua natureza?

8. Faça uma ponte com o sonho em sua mesa e trabalhe com as velas e água novamente. Desta vez, coloque quatro tigelas de água e flores que representem seus quatro compartimentos na área de trabalho da mesa. Se alguma área não parecer clara ou se a água não responder a ela, substitua a vela correspondente neste lugar e acenda a chama.

9. O ganho é ser capaz de trabalhar em grupos de quatro sólidos, ou de pares de dois em dois, em outras palavras em força total, e ter isso espelhado pelo sonhar, que deve confirmar que todas essas percepções que você tiver em sua mesa de trabalho possam ser precisas e equilibradas.

PRÁTICA 20 – VENDO ENERGIA

1. Escolha um lugar onde você possa estar fora da visão e observar transeuntes sem ser perturbado, como um lugar numa praça ou num parque. Sente-se, talvez num banco fora da passagem, e silencie sua mente. Deixe ir embora todos os seus pensamentos e descrições da “realidade”.

2. Respire profundamente, expandindo o abdômen quando inalar. Relaxe seu corpo e seu olhar. Tente não permitir que o diálogo interno prenda suas percepções.

3. Suavize seu foco e veja os transeuntes com silêncio interno. Não os descreva para si mesmo de nenhuma maneira. Veja se você consegue suspender a programação incrustada em você para descrevê-los como seres humanos dentro de uma civilização humana. Apenas olhe sobre eles com um foco suave, como se fossem fenômenos nunca antes visto pelos seus olhos.

4. Suspenda suas descrições desta maneira, veja se você pode ter um vislumbre da força vital radiante que os anima. Mude seu foco para outros itens dentro de seu campo visual e compare as diferenças. Olhe para outros seres humanos, plantas, árvores, seguindo o mesmo procedimento. Suspenda suas descrições. Você pode perceber variações, em vez de meramente utilizar interpretações ou definições descritivas? Ainda inclua objetos em seu olhar como lâmpadas e fontes. Não os racionalize. Como as energias deles se diferem? Como se parecem?

5. Intente ver tudo como energia, não como animada ou inanimada. Verifique diferenças não baseadas em conceitos pré-concebidos, mas baseados em pura percepção. Tente sentir o mundo com estes olhos. Os resultados poderão ser surpreendentes. Isso é muito revigorante e benéfico para o corpo e a mente relaxar as estruturas impostas ou acordos consensuais e Ver desta forma.

PRÁTICA 21 – SONHANDO A MORTE

1. Esta tarefa do sonhar é transmitida pela energia do desafiante da morte vista pelos xamãs do deserto. É costume praticá-la para o momento da morte.

2. Este sonho precisa ser permitido para acontecer. Não pode ser forçado. Entramos no sonhar e permitimos que o sonho se torne nossa própria morte, não no sentido profético, mas simplesmente como uma prática. O processo da morte pode ser ativado no sonho por um ser fora de nós mesmos, ou nosso próprio corpo energético pode iniciar a prática, desde que o praticante tenha suficiente controle e consciência do que este ser empreende.

3. Permita que a morte ocorra, sonhe seu caminho pelo processo ao invés de ficar apavorado e acordar. Esta segunda resposta é muito comum, e é instintivo alguém ficar engendrado pelo medo. Entretanto, pode ser superado.

4. Permita que o vazio total ocorra sem permitir nenhuma interrupção na sua consciência do sonhar. Se a interrupção for inevitável, não fique com ninguém mais do que o tempo necessário. Então comece a reconfigurar sua consciência, limpando-a no mais essencial do que a primeira configuração. Não degenere em sonho ordinário ou em sonhos do ego.

5. Em vez disso, esforce-se para trazer a consciência essencial de volta com você até o mundo acordado numa simples, silenciosa e vazia humildade. Foque-se na paz.

PRÁTICA 22 – OFERENDA DO CORAÇÃO

1. Esta é uma meditação comovente que pode ser empreendida à parte como uma preparação para a
oferenda à Águia. É chamada de Oferenda do Coração e era praticada pelos antigos Mayas e Toltecas. Estes movimentos são ainda remanescentes do Sun Dance Offering, praticado entre os povos nativos das planícies.

2. Expandindo o abdômen ao inalar, incline para trás o mais longe possível, expandindo os braços para abraçar o sol. O pescoço está completamente relaxado. A cabeça caída para trás frouxa, com os olhos abertos, olhando para dentro do topo da cabeça. Os braços estão frouxos, ainda mantendo o abraço expandido. As costas estão curvadas para trás. As pernas estão separadas na largura dos ombros, firmemente enraizadas na Terra, com os joelhos levemente curvados.

3. Permaneça nesta posição e se estenda completamente nela, mantendo a respiração. Solte seu corpo sobre ela inteiramente, oferecendo cada grama de seu ser e esvazie o coração dentro de seu peito para o sol queimando sobre sua cabeça.

4. Permaneça nesta posição até seu peito queimar e você sentir a energia do centro do coração expandindo com a luz e o calor. Continue até sentir que está preste a ficar inconsciente. Visualize a Águia pegando um pedaço de seu coração neste momento.

5. Agora fique ereto, trazendo seus braços esticados acima da cabeça. Incline-se profundamente, mantendo a posição dos braços e deixando-os seguir graciosamente sua descida. Exale profundamente quando descer; deixe suas pernas retas, alongue sua espinha, e toque o chão com as palmas das mãos. Libere cada parte da expiração e do ser, até que você esteja totalmente vazio. Fique inclinado e exale ainda mais, contraindo o abdômen completamente ao exalar, até que nada reste em você senão puro vazio.

6. Fique ereto, inale, e agradeça, levando seus braços até seu peito e unindo as palmas das mãos em posição de prece sobre seu coração.

7. Saiba que cada vez que você faz esta oferenda, você se purifica. Concentre-se no amor incorruptível quando pratica. Não pense em si mesmo. Em vez disso, agradeça à Águia. Devolva tudo o que tiver recebido sem ressentimento ou egoísmo. Magnifique o que tem recebido pela gratidão a ela, quando devolver o seu todo máximo em oferenda.


[1] Extraído do livro A Serpente do Arco-íris tolteca - Don Juan e a arte da energia sexual, de Merilyn Tunneshende, tradução exclusiva da Dra. Arlinda Silva para os integrantes da lista dos rastreadores de vida.

Um comentário:

  1. Ola, não tenho uma boa tradução do Livro da Merilyn Tuynneshende, se vc tiver gostaria q compartilhasse no seu blog, gostaria tb ver mais posts sobre o tema no seu blog.. matheusgremio@gmail.com Matheus Jobim

    ResponderExcluir