terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Zaratustra


 Assim nasceu Zaratustra

Conta que há muitos anos, em uma pequena vila onde hoje é o Irã, nasceu um menino destinado a trazer a alegria ao mundo. Por isso, ele quando nasceu não chorou, ao contrário, riu.

O xamã daquela tribo, temendo o final de seu domínio, disse aterrorizando os pais da criança: "Estamos em um mundo cruel e violento. De que esta criança está rindo? Ele está zombando de nossa dor, está debochando de nosso sofrimento".

Mandou então jogar o recém-nascido em uma fogueira, para que morresse consciente das mazelas do mundo. Mas, sem que ninguém conseguisse explicar, a criança sobreviveu sem nenhuma queimadura, brincando entre as brasas e as cinzas.

O feiticeiro exclamou: "Só pode ser uma criança demoníaca! Vamos deixá-la no caminho do gado para que seja pisoteada pela manada!" E assim fizeram, mas nenhum animal atropelou o menino, que ficou amigo dos animais.

"Vamos entregá-lo para loba que vive na caverna. Ela dará a essa criança seu destino: ser alimento de seus filhotes" - proclamou mais uma vez o xamã. Mas, também desta vez, a criança com sua mansidão e amor, conquistou os favores da loba, que a levou de volta aos braços de sua mãe, aflita com as provas impostas ao seu filho.

Quando procuraram o feiticeiro para que ele admitisse seu erro, não o encontraram. Aliás, nunca mais ele foi visto, desapareceu envergonhado de suas maldades. 

E o pequeno Zaratustra cresceu e se tornou o avatar do Zoroastrismo e dos ensinamentos de seu livro sagrado, Zenda Avesta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário